segunda-feira, 17 de novembro de 2008


[ Balada Literária 2008 ]

Dia 20, quinta-feira, às 11h, na Livraria da Vila, Luiz Bras, Eva Furnari, Índigo e Vladimir Sacchetta conversam com TATIANA BELINKY.


Mesa de abertura em que três autores da literatura infantil e o escritor Vladimir Sacchetta conversam com a homenageada da Balada Literária 2008, a escritora TATIANA BELINKY.


Participação especial da atriz Ana Luisa Lacombe.


Contamos com a sua presença!

Tatiana Belinky, homenageada da terceira edição da Balada Literária, nasceu em São Petersburgo (Rússia) em 18 de março de 1919. Chegou com a família ao Brasil aos dez anos, fugindo das guerras civis que assolavam a então União Soviética. Nessa altura, falava russo, alemão e letão. Aos dezoito anos, após concluir um curso preparatório, começou a trabalhar como secretária-correspondente bilíngüe, nos idiomas português e inglês. Aos vinte ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, mas abandonou-o em seguida, quando casou-se com o médico e educador Júlio Gouveia. O casal teve dois filhos. Em 1948 começou a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952 encenaram Os três ursos na TV Tupi, que atingiu grande sucesso. O êxito desse trabalho foi definitivo para a carreira da escritora. O casal foi convidado a ter um programa fixo na emissora. Na Tupi, Tatiana e Júlio fizeram a primeira adaptação de o Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. O trabalho do casal na Tupi continou até 1966. Nesse ínterim, Tatiana Belinky recebeu seus primeiros prêmios como escritora, além de tornar-se presidente da CET (Comissão Estadual de Teatro de São Paulo). Em 1972 passou a trabalhar na TV Cultura e em grandes jornais, como Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo, escrevendo artigos, crônicas e crítica de literatura infantil. Em 1985 despontou como escritora de livros, colaborando em uma série infanto-juvenil. Em 1987 publicou Limeriques, pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses. A partir dessa publicação, passou a trabalhar intensamente na literatura, escrevendo mais de cem obras. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o Jabuti, recebido em 1989. Entre os destaques de sua vasta obra infanto-juvenil estão Coral dos bichos, Limeriques, O grande rabanete, Di-versos russos, Limerique das coisas boas. Nestes últimos anos, Tatiana Belinky tem também publicado livros de crônicas e memórias. [ Fonte: http://www.wikipedia.com.br/ ]

3 comentários:

Deise disse...

Olá, amo Tatiana tbm, adorei ter achado esse blog perdido. Vcs são ótimos. bjs

Achados&Perdidos disse...

Da Luzia, por e-mail:
Queridos amigos,
Fiquei muito feliz com a nova "porta de sucesso" que está abrindo no caminho de vocês!
Que Deus esteja sempre com vocês neste novo empreendimento.
SUCESSO e FELICIDADES!
Com carinho,
Luzia

Laura Fuentes disse...

Foi emocionante a abertura da Balada este ano e a fala da Tatiana. E bom demais poder rever vocês dois.