terça-feira, 4 de novembro de 2008

[ Como é bom ter amigos! Mais um presente! ]


DE TODOS OS CANTOS DO MUNDO
Heloisa Prieto e Magda Pucci • ilustrações: Graça Lima.

“A origem do canto é misteriosa. Segundo Heloisa Prieto e Magda Pucci, há uma ligação muito forte entre o surgimento da música e o da linguagem falada. Algumas pessoas acreditam que o papel do canto é comunicar. Outros dizem que aprendemos a cantar imitando os sons dos pássaros, e existem os que pensam que a música surgiu como uma forma de trazer beleza à vida. Há pesquisadores ainda que mostram a ligação entre o canto e o trabalho. Cantar, no passado, seria um jeito de coordenar os movimentos de várias pessoas fazendo trabalhos braçais. Cantavam-se músicas que lembravam o fiar e narravam histórias; por isso, até hoje se diz que uma história precisa ter boa trama e ponto final.”

“Este livro, que contém doze canções de lugares e tempos muito diferentes, é um convite para abrir a cabeça, o coração e os ouvidos a sons vindos de todos os cantos do mundo. Além de realizar essa viagem musical, o leitor conhece as letras das canções (no idioma original, com a tradução para o português), a cultura e algumas lendas de onde elas surgiram. Acompanha um CD com as canções do livro, executadas pelo grupo Mawaca, responsável por desenvolver um trabalho fundamental no campo da etnomusicologia.”

O Luiz ganhou esse livro maravilhoso, escrito pela Heloisa Prieto. Ela nos conta com delicadeza e sensibilidade a história da música. No CD, músicas de tirar o fôlego. A Magda Pucci é a líder do grupo Mawaca, e a pesquisa musical é sua.
O livro nos transporta pra outros cantos do mundo, através da música. Você senta no sofá e começa a ler, coloca o CD pra tocar e pra acompanhar a letra das músicas. Quando a gente vê, já está dançando e cantando. O livro e o CD nos envolvem de tal maneira, que ler, ouvir, cantar e dançar se tornam mágicos. Ora você se transforma em uma criança indígena, ora você é uma criança japonesa, ora uma criança portuguesa, e assim a sua imaginação percorre o planeta. As autoras têm razão quando dizem que: “A música talvez seja a linguagem das grandes forças misteriosas que animam as pessoas. Por isso, Platão, o filósofo, dizia: ‘A música é a alma do universo.’ Dá vôo à imaginação, alegra o espírito, afugenta a tristeza. Dá vida a tudo que é bom e justo.”

Nem precisamos dizer que nós recomendamos esse livro. Corra, ou melhor, vá dançando buscar o seu exemplar e saia da livraria cantando e espalhando a magia do som!

Heloisa, obrigada pelo lindo presente. Valeu!

Tereza, Luiz, Érica e Sansão (nosso gatinho dançarino, rs)

4 comentários:

Matéria-Prima disse...

Da Heloisa, por e-mail:

Nossa! Que jeito bom de começar o dia! Mande um beijo enorme para Tereza!! Vou passar o texto dela para a Magda, que vai adorar! Ficou ótimo!
Beijos pros 2!!
Helô

Alessandra Cavalcanti disse...

Muito legal o blog de vocês! Passarei mais vezes! bjos!

krika disse...

Que jeito bom de terminar o domingo!
Achei -me neste blog...
Heloisa,Tereza e Luis...
Trabalho com um projeto de leitura,Itajubá-MG,escola pública.
Preciso de apoio..Heloisa seus livros são fantásticos,tenho os volumes de Lá Vem História...Quem sabe vocês podem me ajudar?
Posso enviar-lhes o projeto emquestão. Escrevam-me...obrigada!
Maria Cristina- krika

Cristiane Rogerio disse...

Livro ma-ra-vi-lho-so meeeesmo!
Está com grande destaque na revista Crescer deste mês, Tereza!
Lindo mesmo, boa dica!
Beijos!
Cris Rogerio