quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

[ Lançamento do balacobaco ]


Treze contos que recriam, para adultos de todas as idades, algumas das mais conhecidas narrativas da literatura infanto-juvenil. Com humor e muita perspicácia, Livia Garcia-Roza desdobra, atualiza e dá novos significados a essas histórias de feições aparentemente singelas, mas muitas vezes carregadas de crueldade.

Era outra vez é um livro de contos que recria e atualiza histórias infantis consagradas. Entre as narrativas reinventadas estão clássicos do repertório do conto de fadas, como Branca de Neve e os sete anões, fábulas universais como A cigarra e a formiga, além de uma obra-prima da literatura mundial, As mil e uma noites, e uma das mais conhecidas obras da literatura infanto-juvenil brasileira, Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado. Livia Garcia-Roza apresenta situações em que as obras originais são subvertidas e reinventadas para um cotidiano atual. Os protagonistas são crianças e adultos que vivem os dilemas e as dificuldades típicas do mundo contemporâneo: pais e mães estão ocupados demais para prestar atenção nos filhos, irmãos e irmãs não param de se torturar e os pequenos muitas vezes parecem mais maduros que a gente grande. Com muito humor, essas histórias ganham novos sentidos e mostram como a fonte da imaginação não é apenas inesgotável, mas também imprevisível e prato cheio para novas interpretações.


Livia Garcia-Roza nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na literatura de ficção em 1995, com o romance Quarto de menina. Dois de seus romances já foram indicados ao prêmio Jabuti. É organizadora da antologia Ficções fraternas (2003) e integra a coletânea Boa companhia - Contos (Companhia das Letras, 2003). De sua autoria, a Companhia das Letras publicou também Restou o cão e outros contos (2005) e A cara da mãe (2007).

Um comentário:

Achados&Perdidos disse...

Por e-mail:
Oi, Tereza
Uma graça o blog de vocês! E que maravilha a divulgação do meu livro "Era outra vez." Muito obrigada.
Beijo,
Livi