quarta-feira, 1 de abril de 2009

[ Fomos conhecer e doar alguns dos nossos livros para o Hospital Itaci ]


Fomos recebidos pela Marli, muito alegre e simpática, uma das pedagogas do hospital. Antes de sairmos de casa estávamos receosos, pois achávamos que não iríamos aguentar ver as crianças com câncer. Mas chegando lá foi bem diferente.
O hospital é moderno, decorado especialmente para as crianças, com cores alegres e quadros lindos feitos pelas próprias crianças em atividades organizadas pelo hospital. Somos um pouco tímidos e no começo foi meio difícil ver tantas crianças pequenas de 1 e 2 anos hospitalizadas. Mas elas são tão sorridentes, e ficaram felizes em ganhar um livro.
No final o Luiz e eu estávamos mais à vontade e felizes, com o coração cheio de esperança. Os acompanhantes, a maioria mães, pareciam cansados, mas estavam firmes em seu propósito de buscar a cura para seu filho, seu neto, seu pequeno parente. Algumas crianças ainda estavam meio sedadas, outras dormindo, algumas brincando ou assistindo à tevê.
Lá encontramos as voluntárias do Pet Smile, que levam animais para as crianças brincarem. Lindos os animais, e as crianças interagindo, criando um momento de paz e harmonia. Puxa, não fizemos nada de mais, apenas uma visita e saimos de lá com uma visão diferente do mundo. Pais, mães e avós lutando com todas as forças contra uma doença terrível. Um dos jovens internados, de 24 anos, escreveu a seguinte frase num dos quadros feitos por eles: Aqui o hospital é uma fábrica de otimismo.
Enfim, as vezes reclamamos tanto da nossa vida que esquecemos que existem problemas maiores. Tentaremos voltar lá mais vezes, e convidamos todos os outros escritores de livros infantis e os amigos que também façam um visita ao ITACI. Vale a pena ver um sorriso ingênuo e encabulado de uma criança. Vamos cultivar a solidariedade, para sermos e termos um mundo melhor.
Queremos parabenizar também todos os funcionários, médicos, enfermeiros e voluntários que participam dessa doação pessoal.

Recebemos um carta muito bonita do Itaci.


Um comentário:

Laura Fuentes disse...

Que experiência linda, meninos, e que jeito gostoso de contar.