domingo, 26 de julho de 2009

[ Pais zelosos versus pais modernos ]

Já conhecíamos a Fanny de outros livros, mas pessoalmente fomos conhecê-la na comemoração dos seus vinte anos de carreira. Ficamos encantados com sua simpatia e seu entusiasmo.

No dia, apesar da correria, nós a presenteamos com alguns dos nossos infantis e, logo depois, ela também nos presenteou com dois livros. Um deles é Quem manda em mim sou eu, com ilustrações de Michelle Iacocca, editado pela Atual Editora e já na 26ª edição!!!

Miriam, a protagonista, tem apenas 15 anos e está à procura de sua independência tanto financeira quanto pessoal.

Lendo o livro, entramos em choque, rs… Pais zelosos versus pais modernos, desencanados. Temos uma adolescente com esta mesma idade. Uma moçoila que, talvez não por coincidência, está nessa fase. Ai que medo, o livro da Fanny é ótimo, cria uma personagem que vai à luta, enfrenta seus medos, erra e acerta. Que enfrenta os pais, a sociedade, os amigos, a escola.

O livro é narrado em primeira pessoa, com texto ágil e questionador, e muito divertido também. Um exemplo:

Perguntas supersérias que a Miriam faz:

Quem sou eu?

O que é a verdade?

Por que tenho tanto medo de transar?

Se eu morrer, será que alguém vai sentir realmente a minha falta?

Enfim, como é duro cortar o cordão umbilical que nos une, pais e filhos. Pois é, como dizem, “criamos os filhos para o mundo”. Tentamos protegê-los de toda forma, mas chega um dia que não dá mais, eles querem seguir sozinhos e enfrentar a vida. Então, podemos apenas ficar nos bastidores, torcendo pra que tudo dê certo. De lá, devemos apoiá-los em suas decisões.

Valeu, Fanny! Se estávamos com dúvidas e medos, o livro nos abriu os olhos para enfrentarmos melhor essa fase da nossa vida, com a nossa adolescente.

Nenhum comentário: