segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Devanear é pra lá de saudável ]

Matéria: Kátia Stringueto

Estudos provam que investir em momentos de devaneio é fundamental para a criatividade e ainda se torna uma habilidosa ferramenta contra o estresse.

O mérito do devaneio vai longe. Ao flexibilizar o pensamento, fomenta novas conexões entre as células nervosas — é o que os cientistas chamam de sinapse silente, que faz aqueles neurônios de mãos dadas, porém parados, passarem a funcionar na maior animação. Essa ginástica cerebral, que tanto contribui para a criatividade, possibilita um ensaio para grandes decisões. Sigmund Freud (1856-1939), o criador da psicanálise, disse o seguinte a respeito desse treino mental: “Você pode engatar em ações sem nenhuma consequência. Pode imaginar-se ridicularizando seu professor ou dando uma surra no seu chefe, sem pretender, de fato, fazer isso”.

Esse é um dos motivos pelos quais é importante parar e deixar a mente extravasar. “Chega uma hora em que é necessário limpar a caixa postal do cérebro. Não há espaço para tantas informações que captamos durante o dia”, diz a pesquisadora Sílvia Cardoso, diretora do Instituto Edumed, um centro de neurociências de Campinas.

Achei muito legal esta matéria, confira o restante aqui.

Aproveitando o assunto sobre criatividade e devaneio, venho contar uma novidade. Irei pro Japão dentro de uns meses. Irei devanear do outro lado do mundo. Me perder ou me achar em minha origem. Fui convidada pela minha mestre de origami a fazer parte de um grupo de artes manuais, que irá desvendar e conhecer os mistérios das artes orientais. No meu caso, o origami. Aproveitarei também para me reciclar no design gráfico.

Sendo assim, terei que fazer mil coisas até lá: conseguir o visto japonês, o americano eu já consegui. Estudar japonês, trabalhar, trabalhar muito pra trocar reais por dólares/iens e assim poder enfrentar o inverno de lá, rs. Treinar e treinar o origami.

Enfim… Disse tudo isso pra me despedir: entrarei de férias antecipadamente do Achados & Perdidos. Na volta reciclarei o blogue também, trarei muitas novidades do outro lado do mundo. Artes, tecnologia e literatura.

Espero devanear muito por lá, por enquanto devanearei por aqui, entre livros e papéis. Espero revê-los daqui uns meses, ou seja, em 2010, se eu não resolver ficar por lá… Só devaneando, rs.

Ah, troquei o cabelhaço do Achados. Coloquei uma foto da nossa estante de achados e perdidos.

Ah (2), uma última novidade. O Luiz conseguiu uma editora para a nossa A Menina Vermelha, que sairá pelo selo Amarilys da Editora Manole. Aguardem! 

Um grande beijo saudoso. E gambarê!

Tereza

5 comentários:

Joyce Pianchão disse...

Tereza e Luíz já postei um comentário agradecendo o envio dos livros e agora espero que vocês possam dar uma chegadinha no meu blog e ver a postagem "Recebemos dos autores". Abraço, Joyce.

Achados&Perdidos disse...

Da amiga Jane, lá de Curitiba.
Valeu!

Olá Tereza!
Vi no "Achados" que você já está arrumando as malas! Que legal!!
Desejo uma viagem maravilhosa para você!
Curta cada momento!
E a filhota, como está encarando este desafio?
Já contou tudo para o Sansão?

Ah! A sua estante ficou ótima!
Beijos!

Jane

Laura Fuentes disse...

Tereza, que excelente notícia! Devaneie-se muito por lá e se perca das dobras da sua origem-origami. Ficarei por aqui torcendo pela menina vermelha, pelo sucesso da viagem e te esperando prá ouvir o montão de novidades!

BANDO DA LEITURA disse...

tudo lindo e gostoso de ler

Leandro Jardim disse...

Desculpem-me fugir do tema, mas foi o local que achei prara escrever: achei o texto do Luiz Bras sobre as "3 Leis" no Rascunho sensacional! Esclareceu muito bem o que certamente pensam muitos, como eu! Parabéns e obrigado, hehe... abração!

Jardim